Diferença de preços entre celuloses atinge US$ 226 por tonelada, impulsionando substituição de fibras.
19/12/2024 - A diferença de preços entre a celulose de fibra curta e a de fibra longa atingiu um patamar histórico de US$ 226 por tonelada. Segundo Leonardo Grimaldi, vice-presidente executivo de comercial e logística de celulose da Suzano, essa margem deve estimular a substituição de fibras no mercado.
“A fibra curta vem consistentemente ganhando participação de mercado”, afirmou Grimaldi. Ele explicou que esse movimento tende a se manter devido à maior idade técnica das fábricas de fibra longa, às incertezas sobre a disponibilidade de madeira e ao maior custo de produção associado a essa fibra. Nesse contexto, a Suzano tem intensificado o trabalho com seus clientes para promover a troca de fibras, destacou o executivo.
Quanto à oferta de fibra curta, a Suzano projeta um incremento de 6,3 milhões de toneladas nos próximos cinco anos. Essa projeção inclui iniciativas como o Projeto Cerrado, da própria Suzano, e o Projeto Sucuriú, da chilena Arauco, além de novas capacidades na China. Também fazem parte do cenário as conversões planejadas: da Bracell para celulose solúvel, da unidade da Suzano em Limeira (SP) para celulose fluff, e da portuguesa Altri Biotek para celulose solúvel.
Fonte: Portal Celulose
Commentaires