top of page

Paraibuna Embalagens realiza a SIPAT na unidade de Juiz de Fora


A Paraibuna Embalagens homenageia os papeleiros, que com paixão e habilidade, garantem soluções de papel para diversas indústrias.

14/01/2025 - No dia 20 de setembro, comemoramos o Dia do Papeleiro, um dado dedicado aos profissionais que trabalham na produção e na negociação de papéis. Criada em 1956 e oficializada por lei em 2008, essa comemoração libera a importância desses trabalhadores que levam papel para o nosso cotidiano, seja em cadernos, livros, embalagens e outros produtos essenciais.


O termo “papeleiro” refere-se a quem atua diretamente no processo de fabricação e transformação do papel. Esses profissionais são fundamentais para a indústria, especialmente em práticas de reciclagem e sustentabilidade, cada vez mais presentes no setor. A Paraibuna Embalagens tem orgulho de contar com colaboradores que se dedicam a essa missão, garantindo produtos sustentáveis ​​e essenciais para diversas áreas da economia.


Quando falamos em gerenciamento de risco, primeiramente, nós temos que ter a percepção do risco, essa percepção varia muito de indivíduo para o indivíduo. Então nós temos sempre que estar observando de uma forma mais crítica tudo ao nosso redor. Desde o ambiente domiciliar do deslocamento na rua e principalmente nas condições de trabalho, pois o ambiente muda a todo o momento. São nas pequenas mudanças que podemos cometer erro, que vai ocasionar um acidente. E quando observamos um risco, devemos pegar e estar sempre sinalizando, informando as pessoas sobre aquele risco e sempre buscando observar até que aquele risco seja tratado


Anderson Vitor Vitoretti - palestra sobre Gerenciamento de Risco

Giovane Castro, que é eletrotécnico e especializado em gestões de manutenção e produção, foi quem ministrou a palestra sobre percepção de risco. Para ele, a importância da percepção de risco não é só para a empresa, mas para os colaboradores também já que ela é a base de todo e qualquer programa de segurança e de saúde.


“O termo percepção de risco que não se limita simplesmente a perceber, mas a partir do momento que você percebe que algo pode dar errado, que pode acontecer algo que vá de encontro à sua integridade, seja ela física mental intelectual. Você pode fazer um planejamento, obviamente, para que isso não ocorra, então você trabalha de uma forma preventiva. Então, se pudermos em entrar no conceito de percepção de risco, eu diria que a percepção de risco é muito mais ampla do que simplesmente perceber o primeiro quesito. A percepção de risco é de suma importância porque ela nos traz a possibilidade de um planejamento das nossas ações e das nossas atitudes. E com isso é o primeiro degrau em uma escada que depois que temos o planejamento, entramos em um trabalho de prevenção. Aí sim, vamos tomar as atitudes adequadas para cada situação. A percepção de risco no ambiente de trabalho é a base inicial para que tenhamos um trabalho de prevenção, seja ele individual, seja ele coletivo. Por isso a importância dela para cada colaborador e consequentemente, para a empresa”, finaliza Giovane.



Fonte: Paraibuna Embalagens

Kommentit


Kommentointi on poistettu käytöstä.
bottom of page