top of page

Paraibuna Embalagens comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A empresa tem colaboradores PCD em todas os setores, inclusive no programa Jovem Aprendiz.

10/12/2024 - O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em 3 de dezembro. Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade, além de aumentar a conscientização sobre as questões relacionadas à inclusão e acessibilidade. A Paraibuna Embalagens tem colaboradores PCD em todas os setores, já que a empresa preza por um ambiente de trabalho mais incluso e diverso, o que proporciona diferentes perspectivas, contribuindo para inovação e criatividade.


Laís Rios, gerente de recursos humanos da Paraibuna Embalagens, explica que a empresa está constantemente em busca de colaboradores PCD e por isso tem programas de incentivo e parceria com algumas ONGs e com o Senai, que são lugares que recebem e captam muito currículos desses profissionais. Mesmo contando com o PCD em todas os setores, inclusive no programa Jovem Aprendiz, a empresa quer ampliar ainda mais a diversidade.


“No nosso planejamento de 2025 tem um projeto de diversidade que será executado junto com o nosso setor social. O nosso foco é tanto em PCD quanto em mulheres, com o objetivo de promover ainda mais a diversidade em nosso time”, revela.


A assistente administrativa da unidade de Sapucaia, Rafaela da Silva Carvalho Ricardo, conta que nasceu prematura, com apenas 6 meses de gestação e com 1,200 quilos. Ela não tinha os órgãos formados direito, principalmente as mãos. Por conta do peso, ficou 30 dias na UTI neonatal e chegou a pesar 800 gramas. Rafaela revela que lutou muito para viver e que enfrentou dificuldades na escola e em outros serviços. Mas que encontrou na Paraibuna um ambiente diferente de todos os outros pelo que passou. Já que foi a única empresa que a aceitou e confiou em seu potencial.



Depois de muito tempo procurando serviço e não sendo aceita por conta da minha mão, descobri que era PCD. Em 2020 encontrei pessoas maravilhosas na minha vida que me ensinaram que a minha má formação nos dedos não era nada e que eu podia fazer tudo que eu tinha vontade. Por isso, fui atrás dos meus direitos e me aceitei. Em 2022 entrei na Paraibuna e nunca ninguém perguntou sobre minha má formação e nunca fui julgada. Aqui eu posso trabalhar sem ser recriminada. Trabalhar na Paraibuna para mim é uma honra, e ainda mais por valorizar as pessoas como eu
Rafaela da Silva Carvalho Ricardo - Assistente Administrativa

O operador de ETE da unidade de Juiz de Fora, Rendriks Polari, nasceu com paralisia cerebral, por isso o movimento do lado esquerdo do seu corpo ficou comprometido e após um acidente de trabalho em outra empresa, ele perdeu a visão do olho direito. Mas ele garante que nem um obstáculo o impede de ser produtivo e vencer desafios. “Eu gosto de trabalhar, sair de casa e cada dia me aperfeiçoar mais. Sou muito grato a oportunidade que a Paraibuna me deu e por isso desempenho a minha função com máxima eficiência e dedicação. Enfrentei algumas dificuldades, mas tive o apoio dos meus colegas e hoje eu já consigo realizar funções com a mão esquerda”.


Celebrar é preciso!


Assessora de Política para Pessoa com Deficiência da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e usuária de cadeira de rodas há 30 anos, Rita de Cassia Petronilho Barbosa, explica que as pessoas devem refletir e a vivenciar a deficiência nas perspectivas da equidade, da justiça social e a desconstruir as estruturas da exclusão.


O Dia da Pessoa com Deficiência é para reconhecer e reverenciar a todas as pessoas que lutaram e continuam buscando a garantia de direitos dos PCD’s. Que são pessoas que lutam contra estigmas e o capacitismo tão presentes nas nossas atitudes, discursos e nos locais. Data que celebra nossas conquistas e chama a sociedade a refletir sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. Convidamos a todos a conscientizar na construção de um mundo mais cheio de oportunidades, inclusivo, democrático e com equidade
Rita de Cassia Petronilho Barbosa - Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD)

Temos vagas para PCD

Você é uma pessoa com deficiência ou conhece alguém que seja, a Paraibuna Embalagens tem vagas para você! 💙 Nosso time valoriza a diversidade e a inclusão, proporcionando um ambiente de trabalho acolhedor e cheio de oportunidades. Acesse nosso site www.paraibuna.com.br, vá até a aba “Trabalhe Conosco” e confira as vagas disponíveis. Se preferir, cadastre-se em nosso Banco de Talentos e faça parte dessa história de sucesso!


Fonte: Paraibuna Embalagens

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page