top of page

Explorando a embalagem de papel como uma solução sustentável: inovações e prós e contras

Conheça exemplos reais de marcas que adotaram soluções de embalagens de papel e descubra avanços inovadores, como revestimentos recicláveis, embalagens de celulose moldada e espuma à base de papel. O papel é feito quebrando mecanicamente ou quimicamente as fibras de madeira, misturando-as com água e, em seguida, pressionando e secando a polpa resultante para formar folhas finas.




27/07/2023 - O papel é feito quebrando mecanicamente ou quimicamente as fibras de madeira, misturando-as com água e, em seguida, pressionando e secando a polpa resultante para formar folhas finas. O papel também pode ser feito de algodão, cânhamo, bambu, cana-de-açúcar, papel reciclado e resíduos agrícolas como palha.


O papel tem sido um material de embalagem popular - é um recurso versátil e renovável, e muitas vezes é considerado mais sustentável, embora nem sempre seja o caso.


Em seu estado original, o papel é biodegradável e reciclável. Decompõe-se naturalmente, reduzindo os resíduos em aterros e minimizando o seu impacto ambiental. No entanto, o papel revestido ou laminado para embalagem pode não ser facilmente reciclável ou biodegradável. Esses revestimentos podem impedir que o papel se quebre ou interferir no processo de reciclagem. Exemplos de tal embalagem incluem alguns tipos de xícaras de café, recipientes para viagem e certas embalagens de alimentos. No entanto, esforços estão em andamento para desenvolver soluções para a reciclagem de embalagens de papel revestido ou laminado, bem como a criação de revestimentos de papel recicláveis.


Um relatório recente da Future Market Insights estima que o mercado global de embalagens de papel valerá US$ 3,8 bilhões até o final de 2023 – subindo para US$ 5,7 bilhões até o final de 2033, e grandes e pequenas marcas estão adotando o papel como material de embalagem. A Packaging World informou recentemente que o papel higiênico Quilted Northern lançou embalagens de papel para as embalagens mais vendidas de sua linha Ultra Soft & Strong, tornando-se a primeira marca nacional de papel higiênico a oferecer embalagens de papel reciclável em grandes varejistas. A embalagem de papel é produzida com uma fibra virgem que incorpora alguns revestimentos adesivos, mas esses revestimentos não afetam o perfil de reciclabilidade.


A start-up de chocolates nucao embala seus produtos exclusivamente em papel, utilizando um novo papel barreira que atende à demanda por embalagens primárias sustentáveis ​​para a indústria alimentícia. De acordo com Matt Reynolds, da Packaging World, “fazer essa mudança permite que a nucao atenda a uma demanda importante do consumidor por maior sustentabilidade e lidere o caminho no mercado de chocolate com a forma como escolhe para embalar seus produtos”. O papel pode ser reciclado e recebe nota 19 de 20 pontos possíveis da prestadora de serviços ambientais Interzero.”

A demanda do consumidor por embalagens sustentáveis ​​faz com que muitas marcas implementem embalagens de papel para seus produtos. Por exemplo, a empresa de roupas outdoor Patagonia usa papelão ondulado que é deixado em seu estado natural com impressão mínima para sua embalagem de camada de base. Brush with Bamboo, a marca de estilo de vida sustentável, usa embalagens à base de bambu para suas escovas de dentes ecológicas.


Inovações como embalagens de celulose moldada ganharam popularidade como alternativa sustentável. Feito de papel reciclado, protege itens frágeis, como eletrônicos ou vidros. Outra inovação é a espuma à base de papel, que oferece propriedades de amortecimento e isolamento, além de ser reciclável e compostável.


Existem outras inovações em embalagens de papel que estão ganhando força, como um programa piloto francês para cápsulas de café compostáveis ​​em casa à base de papel da Nestlé e garrafas de papel de polpa moldada. A Pulpex, uma empresa de tecnologia de embalagem sustentável, está fabricando garrafas de papel sem PET que são recicláveis ​​na calçada sem necessidade de nova infraestrutura de reciclagem, e a Packaging World relata que a Heinz Ketchup está fazendo parceria com a Pulpex para desenvolver uma garrafa de molho à base de papel.


A Distillery 98, com sede na Flórida, tem uma garrafa de papel para sua Vodka Half Shell de pequeno lote, de origem local, criada pela Frugalpac. Os componentes podem ser separados após o uso e o papel cartão pode ser amplamente reciclado, enquanto a bolsa multicamada pode ser reciclada em algumas regiões. Mesmo que os componentes da garrafa não sejam todos recicláveis, diz-se que essa garrafa leve cria seis vezes menos emissões de carbono durante a produção e o transporte - mesmo quando transportada por longas distâncias.


Embora o papel ofereça certas vantagens, ele também apresenta alguns desafios. Quando comparado a materiais como plástico ou metal, o papel pode ser menos durável e fornecer menos proteção para determinados produtos e, como é suscetível a umidade e danos causados ​​pela água, seu uso em determinadas aplicações ou ambientes pode ser limitado ou exigir revestimentos que podem afetar a reciclabilidade .


A embalagem de papel oferece os benefícios de reciclabilidade, biodegradabilidade e versatilidade, mas, como sempre, é melhor realizar uma análise do ciclo de vida de um produto para determinar se a embalagem de papel seria uma opção viável para sua situação.


Obrigado por assistir e certifique-se de se inscrever em nosso canal do YouTube para mais vídeos sobre operações de empacotamento e dimensionamento. E junte-se a nós na Emerging Brands Alliance para obter recursos durante todo o ano para fazer sua marca crescer.


Assista Vídeo


Fonte: Packworld


Comments


bottom of page