top of page

Embalagem “jogo da culpa”: a pesquisa da Aquapak revela a demanda por metas de reciclagem de PPWD

Pesquisa encomendada pela Aquapak com 150 produtores e usuários de embalagens do Reino Unido, Itália e Alemanha revelou que a maioria (85%) acredita que as metas de reciclagem da Diretiva de Embalagens e Resíduos de Embalagens da Comissão Europeia (PPWD) são alcançáveis , mas 64% dos entrevistados disseram que a barreira mais significativa da diretiva é a falta de materiais alternativos e fáceis de reciclar.



15/06/2023 - Pesquisa encomendada pela Aquapak com 150 produtores e usuários de embalagens do Reino Unido, Itália e Alemanha revelou que a maioria (85%) acredita que as metas de reciclagem da Diretiva de Embalagens e Resíduos de Embalagens da Comissão Europeia (PPWD) são alcançáveis , mas 64% dos entrevistados disseram que a barreira mais significativa da diretiva é a falta de materiais alternativos e fáceis de reciclar.


A Aquapak concorda com os entrevistados em que a indústria de embalagens precisa procurar criar diferentes materiais para soluções. Enquanto isso, metade dos entrevistados disse que trabalhar com materiais alternativos é muito caro.


“Há muita defesa do status quo que causa confusão e, às vezes, declarações de greenwash em relação à reciclabilidade e sustentabilidade”, disse John Williams, diretor de tecnologia da Aquapak, à Packaging Insights.


“O jogo de culpa entre a indústria de embalagens e a prontidão da indústria de resíduos, em combinação com mensagens confusas do consumidor nas embalagens, levou à velocidade glacial nos últimos 20 a 25 anos. Se novas tecnologias e materiais não forem investidos no futuro, mais penalidades serão impostas à indústria”.


“Não é desafiador o suficiente” O PPWD proposto estabelece que todas as embalagens devem ser totalmente recicláveis ​​até 2030 e “recicladas em escala” até 2035. Propõe aumentar a quantidade de conteúdo reciclado em embalagens plásticas até 2030 – 30% para bebidas plásticas descartáveis garrafas e 35% para todas as outras embalagens plásticas.


Aquapak mostra que as pessoas querem um conteúdo

de material reciclável mais rígido nas embalagens.


“Nosso estudo sugere que as propostas para novos conteúdos de reciclagem e reciclagem podem não ser desafiadoras o suficiente, mas também existem barreiras significativas para apoiar o uso de diferentes materiais e melhorar a infraestrutura de reciclagem fundamental”, acrescenta Mark Lapping, diretor executivo da Aquapak.


“Precisamos acelerar o uso de novas tecnologias, como novos polímeros, que ajudarão a indústria de embalagens a usar recursos de forma mais eficaz e oferecer funcionalidade e resultados positivos de fim de vida, como reciclabilidade, compostabilidade e biodegradabilidade”.


A pesquisa revelou que 87% acreditam que as metas de conteúdo reciclado são alcançáveis. No entanto, 59% disseram que a infraestrutura de reciclagem é insuficiente para melhorar a reciclagem em todos os tipos de materiais.


Chamada para metas mais ambiciosas

Williams diz que o ritmo de mudança na indústria de embalagens tem sido lento e “ainda muitas vezes ditado por modelos de custos de compra simplificados que não permitem que as mudanças necessárias estejam à frente da curva de desafio ambiental e não sejam simplesmente reativas. A adoção de novos materiais e a colaboração com a indústria de resíduos reduzirão os resíduos de embalagens e permitirão a verdadeira reciclagem e recuperação”.


Em relação às metas de conteúdo reciclado, 61% disseram que deveriam ser mais ambiciosas e 59% disseram que as metas gerais de reciclagem também deveriam ser maiores. Mais de dois terços (69%) disseram que regulamentos adicionais deveriam incluir a reciclagem de materiais como filmes.


“Inevitavelmente, as embalagens mais desafiadoras são as flexíveis, particularmente as flexíveis de barreira e, embora simplificar a estrutura sempre que possível e diminuir a bitola seja um bom começo, a indústria precisa acelerar novos materiais e redesenhar a embalagem em torno deles. Ao fazer isso, o potencial de classificar, separar e reciclar torna-se mais realista e econômico”, explica Williams.


Revestimentos para reciclagem

Cerca de metade (52%) dos entrevistados disse que deveria haver penalidades severas para a indústria de resíduos se o investimento apropriado em novas tecnologias de reciclagem não fosse feito. Sessenta e dois por cento disseram que mais políticas governamentais de apoio são necessárias.


Os entrevistados de uma pesquisa financiada pela Aquapak dizem que encontrar materiais alternativos para embalagens é muito caro.


Sessenta e sete por cento disseram que gostariam de acesso mais acessível a financiamento de pesquisa e inovação para mitigar o desperdício, e 46% disseram que centros de excelência dedicados eram necessários para o desenvolvimento.


A Aquapak diz que seu Hydropol, um polímero à base de álcool polivinílico, é um material inovador ambientalmente sustentável que a indústria de embalagens pode adotar. O Hydropol pode ser revestido em papel e cartão, com propriedades de barreira a gases e graxa, com funcionalidade adicional, como vedação térmica e aumento da resistência da folha de papel, tornando-o adequado para uma variedade de usos de embalagens, como sacolas e bolsas.


A Aquapak “provou” que o papel revestido Hydropol é 100% repolpável em sistemas de polpação padrão e pode ser totalmente reciclado. Ele “comprovou” dar melhorias quando confrontado com os regulamentos atuais, que permitem o uso do rótulo “reciclável” se houver até 15% de material não reciclável no produto.


Soluções baseadas em fibra

Falando sobre soluções baseadas em fibra em todo o setor, Williams diz: “inevitavelmente, o ruído em torno do plástico (muito do qual é ilógico e incorreto) leva as embalagens a alternativas disponíveis, como sistemas de fibra. A questão é que, para fornecer a mesma funcionalidade em papel obtida em plástico, os sistemas precisam de

revestimentos e tratamentos adicionais.”


“É possível conseguir isso, mas não adianta fazer isso se o pacote final não for melhor ou pior na recuperação do fim da vida. Uma consideração cuidadosa deve ser dada ao uso dos materiais certos.”


Williams conclui que o papel potencialmente ganha como uma solução de embalagem se as soluções de materiais corretas forem usadas para repolpar e recuperar toda a fibra de papel. “Isso atenua um pouco a pegada de carbono, embora a consideração cuidadosa do design e do medidor seja um fator”.


Por Sabine Waldeck


Fonte: Packaging Insights

EMPRESAS  ASSOCIADAS

SINPAPEL

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL E PAPELÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Av. Raja Gabaglia, 2000 - Sala 324

Torre 1 - Bairro Estoril 

CEP: 30.494-170 | Belo Horizonte - MG

sinpapel@fiemg.com.br

Tel: +51 (31) 3282 7455 | (31) 99835-7205

  • Instagram
  • YouTube
WhatsApp_edited.png

© Copyright 2020 SINPAPEL. Todos os direitos reservados. Web Designer Ricardo Sodré

bottom of page