
Foto: FIEMG
Colegiado avaliou impactos das transferências de renda, novas dinâmicas de emprego e últimas decisões do COPOM.
27/03/2025 - O Conselho de Política Econômica da FIEMG realizou, no dia 27/03, mais uma reunião com os empresários, líderes sindicais e especialistas que compõe o grupo de trabalho. Rogério Mascarenhas, presidente do colegiado, lembrou da importância do Conselho na defesa de todo o setor produtivo. “Nosso objetivo é analisar e debater as políticas econômicas e industriais, propondo caminhos que favoreçam o desenvolvimento sustentável e o aumento da competitividade do setor”, afirmou o presidente do conselho, ao destacar a relevância do debate para orientar proposições voltadas à construção de um ambiente de negócios mais adequado e competitivo para a indústria mineira.
Em seguida, Daniel Duque, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ministrou a palestra “Transformações no Mercado de Trabalho: Impactos das Transferências de Renda, Tecnologia e Novas Dinâmicas de Emprego’’. Durante sua apresentação, Duque destacou que o mercado de trabalho vive um momento paradoxal, com o maior número de ocupados já registrado, mas com dificuldades por parte dos empregadores em preencher vagas.
“Estamos observando um cenário onde há uma escassez de mão de obra disponível e qualificada, mesmo com uma alta taxa de ocupação. A redução da oferta de trabalho, influenciada por transferências sociais, opção por jornadas menores e alta rotatividade, dificulta o preenchimento de postos e aumenta os custos das empresas com seleção e treinamento”, explicou Daniel Duque.
O encontro também incluiu uma análise sobre a última decisão do COPOM, que elevou a taxa básica de juros. João Pio, economista-chefe da FIEMG e secretário executivo do Conselho, comentou os efeitos negativos da medida sobre a atividade industrial. “O aumento dos juros acaba restringindo os investimentos no setor e elevando os custos de produção, o que afeta diretamente a competitividade das empresas e compromete a geração de empregos”, ressaltou. Na última semana, o Banco Central anunciou o aumento da taxa Selic em um ponto percentual, chegando a 14,25% ao ano.
A reunião foi concluída com uma sessão de palavra aberta, na qual os participantes compartilharam suas visões e contribuições sobre os temas discutidos.
Clique aqui e confira mais fotos do encontro.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG
Fonte: FIEMG
Σχόλια