top of page

Avaliação ciclo vida reforça a “liderança em sustentabilidade” da indústria de embalagens de papelão

Uma avaliação de ciclo de vida (LCA) recém-lançada pela Corrugated Packaging Alliance (CPA) mostrou “reduções substanciais” no impacto ambiental de caixas de papelão ondulado, com uma redução de 50% por unidade nas emissões de GEE observada entre 2006 e 2020. O relatório destaca que a indústria de embalagens de papelão ondulado alcançou reduções significativas na destruição da camada de ozônio (13%), uso de energia (13%), uso de água (18%), chuva ácida (41%), poluição atmosférica (44%), efeitos respiratórios (54 %) e eutrofização (30%), que leva à proliferação de algas e zonas mortas em massas de água.



10/10/2023 - Uma avaliação de ciclo de vida (LCA) recém-lançada pela Corrugated Packaging Alliance (CPA) mostrou “reduções substanciais” no impacto ambiental de caixas de papelão ondulado, com uma redução de 50% por unidade nas emissões de GEE observada entre 2006 e 2020.


O relatório destaca que a indústria de embalagens de papelão ondulado alcançou reduções significativas na destruição da camada de ozônio (13%), uso de energia (13%), uso de água (18%), chuva ácida (41%), poluição atmosférica (44%), efeitos respiratórios (54 %) e eutrofização (30%), que leva à proliferação de algas e zonas mortas em massas de água.


O estudo analisou o ciclo de vida do berço ao túmulo de uma caixa média de papelão ondulado produzida nos EUA em 2020. A avaliação foi baseada em informações de 51 fábricas de papelão para contêineres, representando 69% da produção de papelão para contêineres dos EUA em 2020, e 402 instalações de conversão, representando 57% da produção total de papelão para contêineres. convertendo o volume de produção para 2020.


A LCA, realizada pela Anthesis e pelo Conselho Nacional de Melhoria do Ar e Fluxos com revisão de terceiros pelo Instituto Athena, avaliou os impactos na terra, no ar e na água, considerando a origem dos materiais, a fabricação, a distribuição, o uso e o fim do uso. Estágios da vida.


“Práticas [ambientalmente] sustentáveis ​​estão na base da indústria de papel e produtos de madeira”, observa Heidi Brock, presidente e CEO da American Forest & Paper Association.


“Nossa indústria tem um longo histórico de liderança em sustentabilidade e estamos comprometidos em fazer progresso contínuo em metas de sustentabilidade quantificáveis ​​como parte da iniciativa Melhores Práticas, Melhor Planeta 2030.”


A Science Forward

CPA detalha que as conquistas da indústria de embalagens de papelão ondulado na redução do impacto ambiental foram possíveis através de várias medidas, incluindo melhorias na eficiência energética, investimentos na gestão florestal sustentável e uma mudança para combustíveis de queima mais limpa.



A introdução de fibras frescas provenientes de florestas geridas de forma sustentável ajuda a remover o CO2 da atmosfera, enquanto a utilização de velhos contentores de cartão canelado tem contribuído para evitar as emissões de CO2 e metano provenientes dos aterros. Esta abordagem dupla maximiza a reutilização da fibra e promove a circularidade na indústria.


“Reduzir as emissões de carbono é a coisa mais importante que podemos fazer para um futuro mais sustentável”, afirma o diretor executivo da CPA, Bob McIlvaine. “Melhorias adicionais nos indicadores terrestres, aéreos e hídricos destacam o progresso da indústria e reafirmam nosso compromisso de longa data com a fabricação sustentável em todas as operações.”


A CPA enfatiza que a indústria do cartão canelado continua comprometida com a sustentabilidade ambiental através de objetivos baseados na ciência e na inovação, alinhando-se com os esforços globais para enfrentar os desafios ambientais prementes.


A vida após LCAs

Na feira Packaging Innovations deste ano em Birmingham, Reino Unido, a Packaging Insights conversou com Paul Foulkes-Arellano, educador de circularidade da Circuthon Consulting, que disse que entramos em “um mundo pós- LCA. ” Discutimos a ausência de embalagens de papelão e papel nos corredores.


“Muitas das grandes empresas de embalagens provavelmente estão tão ocupadas que não estão expondo, e eu diria que isso está mais relacionado ao papel e celulose – provavelmente porque eles têm uma demanda enorme”, observou ele. “Se você olhar a lista de convidados de três anos atrás, muitos deles não estão mais aqui.”


“O que é interessante é se você observar a predominância das empresas de plásticos. Por que você vai a um show a menos que queira vender e isso sugere que eles estão lutando para vender”, diz Foulkes-Arellano.


Por Radhika Sikaria


Fonte: Packaging Insights

EMPRESAS  ASSOCIADAS

SINPAPEL

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL E PAPELÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Av. Raja Gabaglia, 2000 - Sala 324

Torre 1 - Bairro Estoril 

CEP: 30.494-170 | Belo Horizonte - MG

sinpapel@fiemg.com.br

Tel: +51 (31) 3282 7455 | (31) 99835-7205

  • Instagram
  • YouTube
WhatsApp_edited.png

© Copyright 2020 SINPAPEL. Todos os direitos reservados. Web Designer Ricardo Sodré

bottom of page