top of page

A demanda por caixas de papelão dobrável deve superar a oferta em 2022

Demanda por caixas dobráveis pode crescer quase 5% em 2022, enquanto a demanda extraordinária por caixas de papelão ondulado diminui, com a oferta ainda lutando para acompanhar, segundo especialistas. Os analistas da indústria de embalagens de papel da NOA dizem que as indicações são de que a demanda em toda a Europa por caixas dobráveis ??aumentará 4,9% este ano (em comparação com 3,7% em 2021), e quase 2% desse crescimento se deve à substituição de plásticos. “Ironicamente, é o aumento da demanda por plástico que alimentou parcialmente essa onda verde”, disse Neil Osment, diretor administrativo da NOA. “Quando a pandemia começou, e muitos de nós estávamos fazendo compras em casa, grande parte da nossa comida veio embrulhada em plástico.



26/04/2022 - Os analistas da indústria de embalagens de papel da NOA dizem que as indicações são de que a demanda em toda a Europa por caixas dobráveis aumentará 4,9% este ano (em comparação com 3,7% em 2021), e quase 2% desse crescimento se deve à substituição de plásticos.


“Ironicamente, é o aumento da demanda por plástico que alimentou parcialmente essa onda verde”, disse Neil Osment, diretor administrativo da NOA.


“Quando a pandemia começou, e muitos de nós estávamos fazendo compras em casa, grande parte da nossa comida veio embrulhada em plástico. Os produtores de alimentos e bebidas já estavam explorando uma mudança para o papel e, quando a demanda por plástico aumentou, essa tendência se acelerou”.


No Reino Unido, o imposto sobre o plástico, que entrou em 1º de abril (tributando qualquer embalagem plástica que não contenha pelo menos 30% de plástico reciclado), também deve aumentar a demanda por embalagens à base de papel, à medida que marcas e fabricantes mudam.


O papelão ondulado também está em alta demanda, embora a taxa de aumento esteja começando a diminuir um pouco nos primeiros meses de 2022.


No Reino Unido, essa demanda por papelão ondulado aumentou em +10% em meados de 2021, caindo para +2% no verão, quando as regras de trabalho em casa foram relaxadas.


Outros países europeus tiveram uma experiência semelhante. Alemanha, França, Itália e Espanha tiveram um aumento acentuado na demanda por papelão ondulado em 2021, com a taxa de aumento também caindo no verão de 2021, quando os arranjos de trabalho híbridos se tornaram mais comuns.


“Parece haver uma correlação direta entre trabalhar em casa e um aumento na demanda por papelão ondulado, que está claramente sendo alimentado pelo comércio eletrônico”, disse Neil.


“Essa demanda extraordinária por embalagens de comércio eletrônico reduziu notavelmente assim que as restrições de trabalho em casa foram amenizadas, mas a demanda ainda estava em uma trajetória ascendente de cerca de 2% em toda a Europa até o final de 2021 nos últimos quatro ou cinco meses. As coisas se acalmaram um pouco

em 2022, mas a demanda ainda está notavelmente alta quando comparada a 2020.”


Neil atribui essa recente calma na demanda a 2021 sendo um ano tão extraordinário. A demanda de papelão ondulado caiu nos primeiros dois meses de 2022 em comparação com 2021, mas no início de 2021 o fator Brexit causou congestionamento na cadeia de suprimentos, com alta demanda e muitos pedidos em excesso. Em comparação com janeiro/fevereiro de 2020, a demanda por papelão ondulado ainda apresenta um crescimento saudável de 2-3%.


Em 2022, a mudança no padrão de trabalho em casa, para trabalhar no escritório três dias por semana (uma tendência apelidada de TWT – terça, quarta, quinta) facilitou a demanda por papelão ondulado. Desestocagem, inflação e o impacto da guerra na Ucrânia também podem estar afetando.


As fábricas de papel e as fábricas de chapas vinham lutando para acompanhar a demanda geral nos últimos seis a nove meses, e a situação se agravou pela falta de fibra nos lugares certos no ano passado.


Antes da pandemia, as taxas de reciclagem de fibras no Reino Unido e na Europa continental eram de cerca de 85%, mas mais recentemente caíram para 65%.


Neil disse: “Claramente, nem todas as casas são eficientes em devolver seus resíduos de papelão para reciclagem. Alguns resíduos acabam em aterros sanitários, alguns ficam em casa indefinidamente e alguns podem ser acumulados por algumas semanas antes de serem colocados na lixeira. Isso tudo significa que uma grande porcentagem de resíduos baseados em papel está demorando mais para voltar à cadeia de suprimentos de reciclagem ou está deixando-a completamente.”


No Reino Unido, acredita-se que cada casa tenha em média sete caixas de papelão. Com 28 milhões de residências, isso equivale a cerca de 50.000 toneladas, o que se traduz em 15-20% da produção anual de uma fábrica de papel global de bom tamanho.


Novos sistemas de coleta de resíduos no Reino Unido e em toda a Europa devem ajudar a melhorar a coleta de fibras recicladas. A pressão agora está por mais capacidade de fábrica de papelão reciclado para o mercado de papelão na Europa, enquanto a guerra na Ucrânia está pressionando o fornecimento contínuo de celulose virgem e kraftliner.


Fonte: Packaging Europe

EMPRESAS  ASSOCIADAS

SINPAPEL

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CELULOSE, PAPEL E PAPELÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Av. Raja Gabaglia, 2000 - Sala 324

Torre 1 - Bairro Estoril 

CEP: 30.494-170 | Belo Horizonte - MG

sinpapel@fiemg.com.br

Tel: +51 (31) 3282 7455 | (31) 99835-7205

  • Instagram
  • YouTube
WhatsApp_edited.png

© Copyright 2020 SINPAPEL. Todos os direitos reservados. Web Designer Ricardo Sodré

bottom of page