Brasil aumentou em 8% plantios florestais certificados

Relatório internacional mostra dados de sustentabilidade da indústria global de produtos florestais. Desde 2016, o Brasil possui mais de 71% das áreas de florestas plantadas certificadas. O número representa áreas pertencentes às empresas associadas à Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e significa um aumento de 8% em relação a 2015. Os detentores de certificados de manejo florestal aumentaram 14%. Dos 7,74 milhões de hectares plantados no Brasil, 5,5 milhões 5,5 milhões foram certificados.




09/01/2017 - Desde 2016, o Brasil possui mais de 71% das áreas de florestas plantadas certificadas. O número representa áreas pertencentes às empresas associadas à Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e significa um aumento de 8% em relação a 2015. Os detentores de certificados de manejo florestal aumentaram 14%. Dos 7,74 milhões de hectares plantados no Brasil, 5,5 milhões 5,5 milhões foram certificados por organizações independentes como o FSC e o PEFC, representado por Cerflor no Brasil.


Os dados aparecem no relatório de Progresso de Sustentabilidade 2017 lançado pelo International Council of Forest and Paper Associations, que apresenta o progresso dos membros mundiais da entidade sobre sustentabilidade.


O relatório indica que o desempenho de sustentabilidade global da indústria de produtos florestais está melhorando, com todos os indicadores agregados para as associações de relatórios que mostram o progresso de seus respectivos anos de linha de base:


– Desde 2004/2005, os membros da ICFPA reduziram a intensidade de emissões de gases de efeito estufa em 16%; e aumentaram a participação de bioenergia no mix de combustível da indústria em 10,3 pontos percentuais;


– O número de hectares certificados por sistemas de certificação de manejo florestal atingiu 54% em 2015;


– A taxa global de reciclagem de papel atingiu 58,9% em 2015 – um aumento de 12,4 pontos percentuais a partir de 2000.


– Os membros reduziram o uso de água no processo produtivo em 7,2% desde 2004/2005 até 2015.


Contribuíram para o Relatório de Sustentabilidade 2017 as indústrias florestais da África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Europa, Japão, Nova Zelândia.


“Estamos orgulhosos de anunciar o progresso contínuo do nosso setor global, nos aspectos sociais e ambientais associados à gestão florestal e à fabricação de produtos florestais”, disse Jane Molony, presidente do ICFPA. “Vamos continuar a atender a crescente demanda global de produtos sustentáveis, incluindo combustível, fibra e produtos florestais, sendo referência para a consolidação de uma economia mais verde”, acrescentou.


O ICFPA representa 19 associações de celulose, papel, madeira e fibra que abrangem 36 países, incluindo os principais produtores desses segmentos do mundo.


Fonte: Celulose Online