NOTÍCIAS

Falta de abastecimento coloca em alerta indústria de celulose no Brasil

Em tempos de Covid-19, a indústria da celulose alerta para falhas no abastecimento. Essa matéria é fundamental na criação das máscaras cirúrgicas. O regime de recolhimento que tem sido feito devido ao Covid-19 é uma medida que está sendo adotada em cada vez mais países do mundo, tentando conter a pandemia e devolver ao mundo a sua normalidade. No Brasil, as pessoas estão fechadas em suas casas, sendo que vários estados aplicaram medidas de emergência solicitando essa quarentena a seus munícipes. As pessoas estão achando as mais diversas formas de se manterem ativas, lançando-se nas formas mais empreendedoras de obtenção de renda passiva. Muitos estão aproveitando para estruturar a identidade de suas empresas.

Leia Mais

Governo edita MP complementar para proteger empregos e a atividade econômica

Entre as medidas previstas, empregados com contrato suspenso receberão seguro-desemprego. Diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, com fortes reflexos no dia a dia das empresas e de toda a sociedade, o governo federal editou medidas complementares à Medida Provisória (MP) 927, que trata da preservação dos empregos e da atividade econômica. Publicada nesta quarta-feira, 1° de abril, uma delas é a MP 936, instrumento que traz pontos importantes: a suspensão do contrato de trabalho, a redução de jornada e salário, e a cessão de empregados entre empresas. A MP 936 faz parte do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda.

Leia Mais

Cadeia produtiva de celulose e papel é considerada essencial na luta contra o coronavírus

Chile, Itália, Argentina, Canadá e Estados Unidos seguem protocolo de assegurar produção industrial de matérias-primas necessárias; CMPC mantém operações adotando uma série de medidas preventivas e cuidados com seus colaboradores e prestadores de serviços. A celulose é usada como matéria-prima para vários itens fundamentais neste momento que o mundo vive, entre eles, produtos de higiene, limpeza e embalagens para medicamentos e alimentos. Essa cadeia produtiva já é considerada essencial no combate ao novo coronavírus por vários países, que têm seguido o protocolo de manter a produção industrial de itens necessários para o abastecimento da população.

Leia Mais

SENAI abre 100 mil vagas grátis em cursos EaD sobre indústria 4.0 durante a pandemia

Dá para estudar de casa com o material didático de cursos de aperfeiçoamento e de requalificação, que preparam o profissional para os desafios da 4ª revolução industrial. Conteúdo estará disponível na internet pelos próximos 90 dias, gratuitamente. A pandemia de coronavírus impôs uma série de mudanças na vida das pessoas em diversos países, inclusive do Brasil. Ficar em casa é a opção mais cautelosa e, para não cair no ócio, a melhor saída é aproveitar este tempo para se requalificar profissionalmente.

Leia Mais

Ibá e ABAF enviam carta às autoridades do Brasil para ajudar no enfrentamento à COVID 19

Ibá e ABAF enviam carta às autoridades do Brasil para ajudar no enfrentamento à COVID-19 e evitar o desabastecimento de produtos essenciais. A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) está encaminhado uma carta para os prefeitos e presidentes das Câmara de Vereadores das cidades onde suas associadas têm operação florestal e/ou industrial, além de outras autoridades locais. O documento segue diretrizes da representante nacional do setor, a Ibá, que enviou carta semelhante aos governadores de todo o País e todos os ministros do Governo Federal. O setor de base florestal vem seguindo as orientações dos órgãos de saúde.

Leia Mais

Klabin adquire negócios da International Paper

Companhia firmou os documentos necessários para a aquisição do negócio de papéis para embalagens e papelão ondulado da IP no Brasil. A Klabin comunicou, aos seus acionistas e ao mercado em geral, que firmou os documentos necessários para a aquisição do negócio de papéis para embalagens e papelão ondulado da International Paper (IP) no Brasil. A operação de embalagens de papelão ondulado da IP no Brasil, foco da aquisição, possui capacidade de produção de 305 mil toneladas anuais e suas vendas representaram 6,6% do market share do mercado doméstico, de acordo com dados da Associação Brasileira de Papelão Ondulado em 2018.

Leia Mais

Pandemia aumenta procura por celulose para fabricar máscaras e produtos hospitalares

Por outro lado, situação é considerada “crítica” no setor moveleiro, com paralisação de unidades e parques industriais, diz Indústria de Árvores. Apesar de a crise com a pandemia do coronavírus, a Ibá afirma que a produção de celulose segue normal. Paulo Hartung, presidente executivo da Ibá, informou que a matéria-prima, inclusive, tem sido mais demandada, devido ao uso para fabricação de produtos hospitalares. Entre os produtos do setor, estão alguns fundamentais, inclusive para proteger os profissionais de saúde. Em hospitais, a celulose e a celulose solúvel são matérias-primas de máscaras cirúrgicas, vestimentas, colchões, entre outros.

Leia Mais

Expedição de papelão ondulado totalizou novo recorde para fevereiro

Segundo apuração do Boletim Estatístico Mensal da ABPO, a expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado foi de 288.448 toneladas em fevereiro de 2020. O volume total avançou 3,9% em relação ao mesmo mês de 2019 e, alcançou o maior nível para fevereiro desde 2005 (gráfico abaixo). Com a mesma quantidade de dias úteis em relação ao ano anterior (24 d.u. em fevereiro de 2020 e 2019), a produção por dia útil cresceu 3,9% para 12.019 t/d.u.

Leia Mais

Projeto de Inteligência Artificial da CENIBRA é destaque em premiação nacional

Pelo fato de estar localizada em uma região montanhosa, a CENIBRA enfrenta um grande desafio ao monitorar os 254 mil hectares de terras de sua propriedade, distribuídos em 54 municípios do interior mineiro. Por isso, a Empresa investe em soluções inteligentes para reduzir danos ambientais e garantir a produtividade. Até então, para observação dessa área, havia, ao todo, 36 torres que abrigavam monitores reportando, em tempo real. Agora, com o projeto de transformação digital da CENIBRA, a análise dos terrenos ficou mais fácil e assertiva.

Leia Mais

Klabin interrompe obras do Projeto Puma II no Paraná

Companhia não estabeleceu retorno da construção por Covid-19. A Klabin comunicou que iniciou processo de desmobilização temporária de profissionais envolvidos nas obras de construção do Projeto Puma II. No ano passado, a companhia aprovou a construção do projeto Puma II, que abrange a instalação de duas máquinas de papéis para embalagens com capacidade de produção anual de 920 mil toneladas, situadas na Unidade Puma, em Ortigueira (PR), onde a Klabin já opera a produção de celulose branqueada, na forma de fibra curta, fibra longa e fluff.

Leia Mais

CNI apresenta 37 propostas ao governo para atenuar a crise decorrente do coronavírus

Indústria brasileira defende medidas que deem condições para que as empresas resistam ao período de redução da atividade econômica do país, a fim de preservar empregos. A CNI encaminhou, nesta quarta-feira (18), um conjunto de 37 propostas de medidas nas áreas de tributação, política monetária, financiamento, normas regulatórias e legislação trabalhista, voltadas para o enfrentamento e a atenuação dos efeitos da crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

Leia Mais

Bancos permitem suspensão de prestações de financiamento de carros e imóveis por 60 dias em razão do Coronavírus

Em virtude da crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus – Covid-19 – o Conselho Monetário Nacional (CNM), órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional, determinou que grandes bancos, sendo eles Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú Unibanco e Caixa Econômica Federal (CEF),possam perdoar o pagamento de até duas prestações no financiamento de imóveis ou automóveis.

Leia Mais

Klabin doa 8.500 embalagens de papelão ondulado para o transporte de álcool gel na Bahia

Embalagens acondicionarão 100 mil litros do produto que serão distribuídos aos hospitais da Bahia. A Klabin, consciente do seu papel na prevenção e combate ao Coronavírus (Covid-19), doou 8.500 embalagens de papelão ondulado para viabilizar o transporte de álcool gel. Produzidas na Unidade Feira de Santana (BA), as caixas protegerão 100 mil litros do produto e serão entregues aos hospitais do Estado pelo Senai de Salvador. Para o diretor de Embalagens da Klabin, esse é um momento sensível para todos e a concentração de esforços para a prevenção fará a diferença.

Leia Mais

CENIBRA intensifica ações contra coronavírus

Desde que a Covid-19 (coronavírus) tornou-se uma preocupação mundial, a CENIBRA vem adotando medidas rigorosas para assegurar a saúde e a segurança dos empregados e de seus familiares, bem como das empresas prestadoras de serviços. O início das ações de prevenção foi em Janeiro, quando a Empresa emitiu o primeiro comunicado sobre o tema. É necessário ressaltar que a atividade da CENIBRA é fundamental para manter abastecida a cadeia produtiva de itens considerados essenciais para o momento atual, como produtos de saúde e higiene, indispensáveis no combate à propagação do vírus.

Leia Mais

Medidas trabalhistas para enfrentamento à crise do COVID-19 são apresentadas pela FIEMG

Legislação atual não está preparada para atender interesses do trabalhador e empregador. Frente à rápida evolução da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), com o objetivo de minimizar seus impactos na economia local, a FIEMG, por meio do seu Conselho de Relações do Trabalho, elaborou uma lista com nove medidas de ações emergenciais para ser apresentada ao governo federal. De acordo com a presidente do colegiado, Érika Morreale, as sugestões poderão complementar a Medida Provisória 905, de 2019, em uma eventual proposição elaborada pelo governo.

Leia Mais

Indústria de papel e celulose alerta sobre risco de desabastecimento

Diante de restrições adotadas contra o avanço do coronavírus, setor pede diálogo com autoridades para garantir que não faltem produtos de necessidade básica. Em cartas enviadas aos 27 governadores brasileiros e a todos os ministros, a Ibá, entidade que reúne produtores de celulose e papel e demais produtos de base florestal, fez um alerta sobre a necessidade de manutenção das operações normais no setor, sob o risco de a produção e o transporte de itens considerados essenciais.

Leia Mais

FIEMG considera que havia espaço para cortes mais agressivos na Selic

Os efeitos da disseminação do coronavírus já se fazem sentir pelo país. O Copom reduziu a taxa básica de juros, a Selic, de 4,25% para 3,75% ano. A FIEMG recebe a decisão com frustração, considerando as enormes adversidades impostas pela pandemia do coronavírus. A economia brasileira ainda opera com elevada ociosidade e não há fatores que ameacem o cumprimento da meta de inflação. Os efeitos da disseminação do coronavírus já se fazem sentir pelo país, com destaque para a região sudeste, por meio da suspensão de diversas atividades. Essa realidade levará à queda da atividade econômica e ao aumento dos desafios das empresas, das famílias e dos governos.

Leia Mais

Empresas japonesas compram fabricante dos papéis Personal e Snob

As empresas japonesas Daio Paper e Marubeni compraram, em parceria, a empresa brasileira Santher, que está há três gerações nas mãos da família Haidar. O valor do negócio é de R$ 2,3 bilhões, sem incluir as dívidas, informou esta semana o jornal Estadão. Dona das marcas de papel higiênico Personal e papel toalha Snob, a companhia passou por uma reestruturação financeira no início de 2018, para alongamento de dívidas de cerca de R$ 500 milhões. A empresa paulista, que foi colocada à venda no ano passado, intensificou as conversas com os grupos japoneses nas últimas semanas, segundo fontes a par do assunto.

Leia Mais

Mercado brasileiro de green bonds volta a crescer e movimenta US$ 1,2 bi em 2019

O mercado brasileiro de títulos verdes movimentou US$ 1,2 bilhão em 2019, quase seis vezes mais que o registrado no ano anterior (US$ 209 milhões), de acordo com monitoramento da CBI. Foi o segundo melhor ano da série histórica, iniciada em 2015, mas há uma demanda reprimida por projetos brasileiros no exterior. “Estão faltando emissões. Podemos ter muito mais do que temos visto. Há uma demanda gigantesca por produtos rotulados no mercado doméstico, de investidores do mercado internacional, onde já existem fundos dedicados e políticas específicas de investimentos verdes”.

Leia Mais

Klabin lança papel para embalagem feito 100% em celulose de fibra curta

Batizado Eukaliner, novo papel será produzido na primeira máquina do Projeto Puma II, em Ortigueira (PR), com início de operação previsto para maio de 2021. Maior fabricante de papéis para embalagem e de embalagens de papelão ondulado do Brasil, a Klabin está a caminho de produzir em larga escala o primeiro kraftliner do mundo feito exclusivamente a partir da fibra de eucalipto. O produto, batizado Eukaliner, rendeu premiação inédita à companhia brasileira.

Leia Mais