NOTÍCIAS

Ibama estabelece regras de transição antes da implantação definitiva do Sinaflor

O Ibama prorrogou para 31/12/2018 o prazo para a implantação definitiva, em todos os estados brasileiros, do Sinaflor, que entraria em vigor no dia 02/5. A IN 14/2018, publicada na edição do DOU no dia 30/04/18, estabelece regras de transição para as solicitações de atividades florestais protocoladas nos órgãos do Sisnama antes da implantação definitiva do Sistema.

Leia Mais

Suzano Papel e Celulose divulga Relatório de Sustentabilidade 2017

Documento anual evidencia Propósito corporativo revelado em dezembro. A Suzano Papel e Celulose apresenta a edição 2017 do seu Relatório de Sustentabilidade, publicação que tem como principal novidade a divulgação das atividades e dos resultados no âmbito socioambiental sob a ótica dos quatro valores da companhia. Destaque também para a adoção do Propósito como direcionador de comunicação corporativa.

Leia Mais

Mercado projeta novo corte na taxa de juros

Em um cenário de recuperação lenta da atividade e inflação baixa, o Copom iniciou no dia 15/5, sua reunião de dois dias para decidir o novo patamar do juro básico no Brasil. A expectativa da maioria dos economistas do mercado financeiro é de que a taxa Selic, hoje em 6,50% ao ano, caia mais 0,25 ponto porcentual, recuando para 6,25% ao ano. Se confirmado, este será o menor valor da história para a taxa básica.

Leia Mais

Pesquisa da FIEMG confirma retomada da indústria mineira

Indicadores Industriais apontam evolução do faturamento e do emprego. O faturamento da indústria mineira teve um avanço de 4,6% no mês de março de 2018 em relação a fevereiro, o melhor desde maio de 2017. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento já é de 3,2%, de acordo com a pesquisa Indicadores Industriais da FIEMG. “A recuperação do faturamento já vem acontecendo desde 2017”, ressaltou ressaltou o superintendente de Ambiente de Negócios da FIEMG.

Leia Mais

Venda de papelão ondulado cresce 8,91% em abril, mostra prévia da ABPO

As vendas de papelão ondulado utilizado em embalagens - caixas, acessórios e chapas - cresceram 8,91% em abril ante o mesmo mês de 2017, informa a Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO) com dados preliminares, para 289,851 mil toneladas. Na comparação com março houve queda de 4,87%. O mês de abril contou com um dia útil a mais, de modo que a expedição por dia útil cresceu 4,37% sobre igual mês de 2017. De acordo com o boletim estatístico da ABPO.

Leia Mais

Governo estuda reduzir taxa de juros para financiar safra

Negociação sobre custo do financiamento e valor a ser destinado ao crédito rural aconteceu no gabinete do ministro Blairo Maggi com a presença do presidente do BC. A área econômica do governo analisa a possibilidade de redução da taxa de juros do crédito agrícola para o próximo Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2018/2019 que terá início no dia 1º de julho deste ano. Vaz de Araújo explicou que, para chegar a um valor do plano rural, “o governo pondera a execução do ano anterior.

Leia Mais

Reforma trabalhista é aplicável a todos os contratos da CLT, diz governo

A reforma trabalhista "é aplicável de forma geral, abrangente e imediata a todos os contratos de trabalho regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), inclusive àqueles iniciados antes da vigência da Lei nº 13.467/2017", em novembro passado. Este é o entendimento de parecer elaborado pela Advocacia-Geral da União (AGU) e aprovado pelo ministro do Trabalho, Helton Yomura. O parecer foi divulgado no DOU desta terça-feira, 15/5.

Leia Mais

Setor de tissue se tornou o maior comprador Mundial de Celulose

O crescimento consistente nos últimos 30 anos levou o setor de tissue a se tornar o maior consumidor individual no mercado de celulose, com 36% dos embarques globais de celulose branqueada (BCP) em 2016, em comparação com apenas 25% em 2008. Assim, para fornecedores do mercado de celulose, o tissue tornou-se uma importante área de crescimento.

Leia Mais

Projeto de Lei 92 de 2018: papelcartão vai substituir o plástico

O Projeto de Lei do Senado 92 de 2018 está sendo analisado pelos senadores. Ele prevê o fim, gradual, do uso do plástico na produção de pratos, copos, bandejas e talheres descartáveis. O objetivo é que em 10 anos o plástico seja totalmente substituído por materiais biodegradáveis, como o papelcartão. A meta é apoiada pela ONU, que tem um objetivo global, que pede a limpeza dos oceanos e a criação de políticas públicas para a redução do uso do plástico.

Leia Mais

Brasil – Um mercado focado no crescimento de tissue

A capacidade de produção de tissue no Brasil continua em uma trajetória positiva, apesar de um ambiente econômico geral recessivo. A taxa de crescimento do PIB, que passou de uma alta de 7,5% em 2010 para uma baixa de -3,8% em 2015, começou a reverter o declínio em 2017, entrando em território positivo no final do ano . Durante o mesmo período, o mercado de tissue teve um crescimento de 4,5% CAGR (taxa de crescimento anual acumulada).

Leia Mais

CNI considera positiva criação de fundo para recursos de compensação ambiental

Medida provisória que viabiliza a criação de fundo com recursos da compensação ambiental foi aprovada pelo Senado Federal e vai para sanção presidencial. A CNI avalia como positiva a aprovação da medida provisória que viabiliza a criação de um fundo com recursos obtidos devido à título de compensação ambiental. Segundo a entidade, a MP 809/2017 no Senado Federal, facilitará o cumprimento da obrigação legal.

Leia Mais

Exportação de papel e celulose tem alta de 39%

Com a demanda crescente vindo do exterior, um dos insumos, a celulose, já se tornou o quarto produto mais exportado no Paraná. As exportações de papel, celulose e painéis de madeira teve alta de 39,1% em valores no País, na comparação do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2017. O Paraná tem participação crescente nesse segmento, com a celulose assumindo a quarta colocação da pauta de produtos embarcados para o exterior entre janeiro e março deste ano.

Leia Mais

Empregado da CENIBRA participa de livro sobre Gestão Ambiental

A gestão ambiental eficaz é fator determinante na garantia da perenidade dos recursos naturais em consonância com o desenvolvimento. Trata-se de uma temática atual, mesmo não sendo um assunto novo já que desde a década de 1990 foi sendo incorporada gradativamente em diversos segmentos. Neste sentido, há uma vasta literatura sobre o tema disponível para aprimoramento contínuo das práticas sociais de manejo dos recursos naturais. O livro Gestão Ambiental – Volume 2, é organizado pela editora Poisson.

Leia Mais

Klabin tem queda de 79% no lucro do 1º trimestre

A produtora de papel para embalagens e celulose Klabin teve queda no lucro líquido do primeiro trimestre, mas registrou um forte avanço do resultado operacional por conta do aumento da receita e disciplina de custos, segundo resultado divulgado no dia 26/04. O lucro líquido do primeiro trimestre caiu 79 por cento na comparação com o mesmo período de 2017, para 125 milhões de reais, impactado pelo câmbio. Já o resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda).

Leia Mais

Suzano tem melhor 1º trimestre da história com geração de caixa operacional de R$ 1,3 bilhão

Forte resultado contribuiu para queda da alavancagem a 1,7 vez. A Suzano Papel e Celulose divulga hoje o balanço referente ao primeiro trimestre de 2018, com uma geração de caixa operacional de R$ 1,3 bilhão, o melhor resultado da história da empresa para primeiros trimestres. O recorde é consequência dos avanços operacionais alcançados ao longo dos últimos trimestres, do forte controle de despesas e do ambiente favorável no mercado internacional de celulose.

Leia Mais

Empresário mineiro, Robson Braga de Andrade, é reeleito presidente da CNI até 2022

Robson Braga de Andrade foi eleito para novo mandato na presidência da Confederação Nacional da Indústria. Em votação unânime, realizada em Brasília, o Conselho de Representantes da entidade, composto por delegados das federações das indústrias dos estados e do Distrito Federal, elegeu os integrantes da próxima administração da CNI para o período de 2018 a 2022. A posse ocorrerá em 31/10.

Leia Mais

Klabin faz estudos para investir e obter crescimento

Mercado de capitais é favorável. Produtora papel e celulose, a Klabin espera ter crescimento orgânico a partir dos próximos investimentos. A produtora de papel para embalagens e celulose Klabin deve concluir, em meados do ano, estudos que vão basear seu próximo ciclo de investimentos para crescimento orgânico. Segundo os executivos da companhia, a Klabin trabalha atualmente na estrutura de capital para a próxima fase de investimentos, e a avaliação atual é que instrumentos do mercado.

Leia Mais

CENIBRA lança vídeo sobre disponibilidade hídrica

No dia 26/4, a CENIBRA realizou o lançamento digital do segundo vídeo sobre disponibilidade hídrica. A iniciativa busca abordar o tema com sobriedade, visão abrangente dos fatos, esclarecimentos e também demonstração das ações da empresa no cuidado com o meio ambiente e na preservação dos recursos naturais, em especial a água. Os vídeos foram disponibilizados no perfil corporativo da empresa nas Redes Sociais, bem como no site corporativo da CENIBRA.

Leia Mais

Produção industrial cai 0,1% em março ante fevereiro, revela IBGE

A produção industrial caiu 0,1% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, informou o IBGE. O resultado veio dentro do intervalo das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam de uma queda de 0,40% a uma alta de 1,00%, mas abaixo da mediana das previsões, de 0,50% de alta. Em relação a março de 2017, a produção subiu 1,3%. Nessa comparação, sem ajuste, a variação ficou abaixo das estimativas, que variavam de elevação de 2,40% a avanço de 5,00%.

Leia Mais

Produção da matéria-prima aumenta 9,4%

Foi produzida 1,753 mi de toneladas de celulose no País. A produção de celulose no Brasil subiu 9,4% em março antes o mesmo mês do ano anterior, para 1,753 milhão de toneladas, informou na sexta-feira (27) a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Com o resultado do mês passado, a produção da matéria-prima fechou o primeiro trimestre em 5,284 milhões de toneladas, 13% acima do mesmo período de 2017.

Leia Mais