NOTÍCIAS

Contrato de Trabalho Verde e Amarelo e outras alterações na Legislação Trabalhista

Foi publicada em 12/11/2019, a Medida Provisória nº 905, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo e faz modificações na legislação trabalhista e previdenciária. A Medida Provisória entrou em vigor imediatamente na data de sua publicação, com exceções de alguns dispositivos que possuem períodos de vigência próprios e condições de validade específicas. Ressalte-se que a Medida Provisória, para ser transformada em lei, precisa ser votada e aprovada pelo Congresso Nacional em, no máximo, 120 dias, ou perderá sua validade. Veja os principais pontos da MP, muitos deles sugeridos pela FIEMG junto ao ME.

Leia Mais

Regime Especial: Comunicação Secretaria de Fazenda - SEF/MG

Em cumprimento ao artigo 8º da Lei nº 6763/1975 que consolida a legislação tributária do Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Fazenda está comunicando os contribuintes por meio do domicílio tributário eletrônico, a concessão de novo benefício fiscal ou incentivo fiscal ou financeiro-fiscal ao setor econômico em que a sua atividade esteja inserida. Porém, a concessão do tratamento tributário setorial não é automática, ela requer a realização de pedido expresso do Contribuinte à Secretaria de Estado de Fazenda, ato que se dá por meio de Pedido de Regime Especial. Nesta oportunidade é feita uma análise da situação cadastral do Requerente.

Leia Mais

100% reciclável! Google apresenta “celular de papel” para combater vício em tecnologia

Parece piada tardia de 1º de abril, mas acredite, não é! O Google, em parceria com o Special Projects – escritório londrino de design de produtos, anunciou na última semana o seu mais novo investimento na tentativa de fazer com que as pessoas sejam menos dependentes de dispositivos eletrônicos. Chamado de Paper Phone, o novo aplicativo é capaz de reunir as principais informações do smartphone do usuário, de tarefas e jogos a números de contato e QR Codes, e imprimir em uma única folha de papel junto com pequenas marcas de dobradura; essas, voltadas a deixar a folha mais compacta

Leia Mais

SENAI Belo Horizonte CECOTEG é vencedor em duas categorias do Prêmio ABFLEXO 2019

O SENAI CECOTEG ficou com a primeira colocação nas duas categorias em que concorreu no Prêmio Abflexo 2019: DESEMPENHO ESPECIAL ESCOLA .- PAPELÃO ONDULADO com o trabalho FLORES - 1º Lugar. DESEMPENHO ESPECIAL ESCOLA - BANDA LARGA com o trabalho PERFUME DE MULHER - 1º Lugar. O Prêmio Qualidade Flexo Prof. Sérgio Vay é a mais importante premiação da indústria flexográfica brasileira.

Leia Mais

Comissão rejeita proibição de papel reciclado em embalagem de alimento

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços rejeitou nesta quarta-feira (6) o projeto que proíbe a utilização de papel reciclado na fabricação de embalagem de produtos alimentícios. A proposta foi apresentada pelo deputado Carlos Bezerra e recebeu parecer contrário do deputado Zé Neto. Bezerra apresentou o projeto após a imprensa veicular, em 2009, notícia de que papel higiênico poderia estar sendo usado como matéria-prima para fabricação de embalagens de ovos. O relator alegou que ainda que a denúncia, não comprovada, seja grave.

Leia Mais

Indústria Papel e cartão Papel Embalagem de Portugal – crescimento do mercado

O relatório de pesquisa de mercado global da indústria Papel e cartão Papel Embalagem 2019 apresenta uma análise aprofundada do tamanho, crescimento, participação, segmentos, fabricantes e tecnologias do mercado Papel e cartão Papel Embalagem, principais tendências, direcionadores de mercado, desafios, padronização, modelos de implantação, oportunidades, roteiro futuro e previsão para 2025. A pesquisa global de mercado Papel e cartão Papel Embalagem 2019 fornece uma visão geral básica do setor, incluindo definições, classificações, aplicativos e estrutura.

Leia Mais

Emirates Flight Catering anuncia outra grande iniciativa ambiental: reduzir 750 toneladas de resíduos de embalagens por ano

A Emirates Flight Catering (EKFC), uma das maiores prestadoras de serviços de bordo do mundo, apresentou uma nova solução de embalagem que vai reduzir ainda mais os resíduos das suas operações de fabricação de alimentos. A empresa substituiu as embalagens de papelão por caixas reutilizáveis para armazenar e transportar em média 100 mil refeições a bordo por dia. Com essa nova iniciativa ambiental, a EKFC economizará 750 toneladas de resíduos de papelão a cada ano, o equivalente a 260.000 m² (65 acres) de floresta madura.

Leia Mais

Pra reduzir geração de lixo, comida de avião pode vir em bandeja e embalagens biodegradáveis e… comestíveis!

Algumas indústrias são campeãs na produção de lixo. Você já parou para pensar, por exemplo, qual a quantidade de resíduos que são descartados, diariamente, pelas companhias aéreas? Tem a bandeja plástica, a embalagem que envolve o travesseiro e o fone de ouvido, os pratos e talheres descartáveis...

Leia Mais

Avanços dos primeiros 10 meses do governo Bolsonaro podem propiciar a recuperação da economia e do emprego

Presidente da CNI destaca que a reforma da Previdência, agenda de privatizações, abertura do mercado de gás natural, acordo Mercosul-União Europeia aumentam a confiança no país e melhoram ambiente de negócios. A CNI considera que, desde janeiro, o governo de Jair Bolsonaro tem se empenhado na implementação de medidas efetivas para garantir o equilíbrio das contas públicas, melhorar o ambiente de negócios e incentivar a retomada da atividade econômica e do emprego. “O balanço desses 300 dias de governo é positivo”, avalia o presidente da CNI. “Aos poucos, a economia está se recuperando, a inflação está sob controle, os juros estão no menor patamar da história.

Leia Mais

Suzano mantém foco em redução de estoque de celulose, venderá ativos de olho em alavancagem

A maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, Suzano, embarcou em uma estratégia para se livrar de estoques excedentes de celulose, vender ativos florestais e cortar investimentos, na expectativa de reverter um salto na alavancagem no terceiro trimestre e apoiar uma recuperação nos preços da commodity. A companhia pretende levantar até o final do próximo ano cerca de 500 milhões de dólares com venda de estoque de celulose excedente, venderá nos próximos cinco anos 1 bilhão de reais em ativos florestais que não vem utilizando e cortará investimentos de 2020 para um nível “bem abaixo” dos 5,9 bilhões de reais previstos para este ano, disseram executivos da Suzano em teleconferências com analistas e jornalistas.

Leia Mais

Adivinhe que empresa, pelo segundo ano consecutivo, lidera ranking de maior poluidora de plástico do planeta?!

Você tem três segundos para responder. Quem é a companhia global que mais gera lixo plástico no mundo? Um, dois, três… Adivinhou? Para aqueles que pensaram na maior fabricante mundial de bebidas, sim, vocês estão certos: a resposta é Coca-Cola. A gigante multinacional, produtora de refrigerantes, aparece, assim como em 2018, no primeiro lugar do levantamento internacional realizado pela organização Break Free From Plastic. Durante o World Clean Up Day – Dia Mundial da Limpeza -, com a parceria de outras organizações e o trabalho de 70 mil voluntários, em 51 países, foram recolhidos 476 mil resíduos plásticos – 43% deles ainda continham de maneira clara, a marca de seus fabricantes.

Leia Mais

Klabin registra aumento de 12% no Ebitda em 2019

O volume de vendas de papel cartão registrou aumento de 25% no terceiro trimestre de 2019, comparado ao mesmo período do ano anterior. A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, registrou aumento de 12% no Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no terceiro trimestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 1,396 bilhão.

Leia Mais

SENAI Belo Horizonte CECOTEG é um dos finalistas do Prêmio ABFLEXO 2019

O SENAI CECOTEG é finalista da premiação em duas categorias do prêmio em 2019: Desempenho Especial Esocla - PAPELÃO ONDULADO com o trabalho FLORES e BANDA LARGA com o trabalho PERFUME DE MULHER. O Prêmio Qualidade Flexo Prof. Sérgio Vay é a mais importante premiação da indústria flexográfica brasileira. Foi criado em 1993 pela ABFLEXO/FTA-BRASIL. É concedido aos melhores trabalhos impressos em flexografia (Banda Larga, Banda Estreita e Papelão Ondulado) de todas as regiões do Brasil.

Leia Mais

Problemas complexos nas florestas só serão resolvidos com convergência de conhecimentos

A ideia foi defendida nas quatro palestras realizadas na subplenária “Solução de problemas de políticas florestais perversas: lições da prática”, realizada no dia 5/10, no teatro principal. Com moderação de William Nikolakis, professor da University of British Columbia, do Canadá, quatro especialistas apresentaram suas experiências. “Temos que ter vontade de reconhecer todo tipo de conhecimento para reduzir as assimetrias”, afirmou a professora Shannon Hagerman, também da British Columbia e a primeira a palestrar.

Leia Mais

O plantio de Eucalipto estraga ou recupera o solo?

Quem nunca ouviu falar que o eucalipto estraga o solo e impede o plantio de outra cultura? Esse é um dos maiores mitos em torno desse cultivo e até hoje muita gente acredita nisso. Há sete anos a dona Maria das Graça aceitou o desafio e viu literalmente o tal mito “cair por terra”. Ela recebeu cerca de um hectare de terra na região de Aracruz, norte do Espírito Santo, em forma de comodato. Era uma solo que recebeu plantio de eucalipto por 30 anos. Sabe o que hoje tem na terra da dona Maria das Graças? Nada menos que acerola, limão banana, café, goiaba, abacaxi.

Leia Mais

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica - Prorrogação

Publicada hoje a Resolução n.º 5.313/2019 alterando a Resolução n.º 5.234, de 5 de fevereiro de 2019, que estabelece a obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e. Foram promovidos ajustes na redação da norma que versa sobre a obrigatoriedade de Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (NFC-e). Dessa forma, ficam obrigados a emitir a NFC-e os contribuintes nas seguintes faixas de faturamento.

Leia Mais

Papelão, nova matéria-prima dos frascos para cosméticos?

Depois de despontar no universo das bisnagas para cosméticos , o papelão parece estar prestes a substituir o plástico usado na fabricação de garrafas e frascos. Buscando impulsionar o desenvolvimento e a industrialização de garrafas perfeitamente eficazes, recicláveis e produzidas unicamente com biomateriais, a BillerudKorsnäs e a Alpla lançaram o Paper Bottle Community. Várias marcas decidiram participar do projeto.

Leia Mais

FIEMG avalia positivamente decisão do COPOM

Taxa Selic caiu de 5,50% para 5,00% ao ano. O Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) anunciou a redução da taxa Selic, que foi de 5,50% para 5,00% ao ano. A FIEMG avalia positivamente a decisão, considerando a grande ociosidade dos fatores de produção, o nível de desemprego historicamente elevado e a ausência de pressões inflacionárias. Confira o posicionamento da FIEMG sobre a decisão...

Leia Mais

Indústria espera outros cortes nos juros nos próximos meses

Queda da taxa abre caminho para redução dos custos dos empréstimos para as empresas e os consumidores, diz presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. A redução de 0,5 ponto percentual nos juros básicos da economia é positiva, e a expectativa da indústria é que outros cortes na taxa sejam anunciados nos próximos meses. A avaliação foi feita pela CNI, logo depois que o Copom anunciou a queda da Selic para 5% ao ano.

Leia Mais

Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo deflagra operação ‘Papiro’

Indícios apontam para uma fraude fiscal milionária no comércio atacadista de papel. A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo e a Polícia Civil deflagraram a operação Papiro. O objetivo é desmantelar fraude fiscal envolvendo empresas que comercializam papel utilizando-se de forma irregular da imunidade tributária prevista na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional.

Leia Mais