O técnico de segurança do trabalho na empresa

Um profissional que traz benefícios para os negócios. Garantir a saúde e a segurança dos profissionais é mais do que uma obrigação legal das empresas. É uma questão de responsabilidade e, até mesmo, de gestão de pessoas. Afinal, um ambiente seguro influencia diretamente na produtividade dos trabalhadores. E o profissional de segurança do trabalho é fundamental para que isso aconteça. Utilizando suas competências técnicas, os profissionais da área conseguem identificar fatores de risco, propor medidas preventivas, promover campanhas de conscientização.




28/11/2019 - Garantir a saúde e a segurança dos profissionais é mais do que uma obrigação legal das empresas. É uma questão de responsabilidade e, até mesmo, de gestão de pessoas. Afinal, um ambiente seguro influencia diretamente na produtividade dos trabalhadores. E o profissional de segurança do trabalho é fundamental para que isso aconteça.


Utilizando suas competências técnicas, os profissionais da área conseguem identificar fatores de risco, propor medidas preventivas, promover campanhas de conscientização, garantir o cumprimento da legislação e muitas outras atividades que favorecem trabalhadores e empresários.  


Já deu pra perceber como essa é uma função importante, não é mesmo? Não é atoa que o Curso Técnico em Segurança do Trabalho tem sido muito procurado. Então, continue lendo para ver como essa profissão ajuda a trazer bons resultados para as organizações.

 

Os acidentes de trabalho

Os profissionais de segurança do trabalho na empresa estão atentos às responsabilidades legais da empresa com acidentes. Só no Brasil, já foram registrados 4 milhões de acidentes de trabalho entre 2012 e 2018.


Segundo a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, um acidente de trabalho “é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou de empregador doméstico, ou pelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente”.


Os dados mostram o quanto é preciso que as empresas contem com profissionais especializados em Segurança e Saúde no trabalho (SST) e estejam dispostas a investir na área.

 

Resultados para as empresas

Quando a empresa investe em SST e nos profissionais da área, a produtividade de seus empregados aumenta. Isso acontece porque as ausências causadas por atestados médicos diminuem, o que também reduz os custos relacionados a isso. Além do mais, também há uma redução de hábitos não saudáveis e de comportamentos de risco por parte dos colaboradores.


Uma grande vantagem do técnico de segurança do trabalho na empresa é a proximidade com o público. Geralmente, eles têm acesso mais direto com os trabalhadores e conseguem acompanhar, por meio de diagnósticos e análises, se a execução das tarefas está sendo realizada de forma segura e conforme manda a legislação.


Desta forma, com o investimento certo em prevenção, as organizações conseguem evitar gastos desnecessários com multas ou acidentes de trabalho.


Esses foram somente alguns pontos que mostram como um acompanhamento de segurança do trabalho na empresa pode trazer benefícios para toda a organização e seus empregados. Acesse o site do SESI e conheça mais ações voltadas para a Segurança e Saúde no Trabalho.


Fonte: FIEMG