Maior Fábrica de Celulose Solúvel do Planeta – construção vai acontecer no Triângulo Mineiro (MG)

LD Celulose! Esse é o nome da fábrica de celulose solúvel, que será a maior do mundo e vai ser construída no Triângulo Mineiro. A região exata fica entre as cidades de Araguari e Indianópolis. A construção é uma joint venture entre a Duratex e a Lenzing, da Áustria. O projeto mostra uma linha industrial que vai receber investimentos de 1 bilhão de dólares. E vai resultar na maior fábrica de celulose solúvel do planeta.




11/06/2019 - LD Celulose! Esse é o nome da fábrica de celulose solúvel, que será a maior do mundo e vai ser construída no Triângulo Mineiro. A região exata fica entre as cidades de Araguari e Indianópolis.


A construção é uma joint venture entre a Duratex e a Lenzing, da Áustria.


O projeto mostra uma linha industrial que vai receber investimentos de 1 bilhão de dólares. E vai resultar na maior fábrica de celulose solúvel do planeta.


As obras estão prestes a começar, marcada para o início de agosto.


Voz do governo

O governo local anunciou que uma das formas de apoiar o projeto é privatizar as rodovias mineiras.


O governador do estado (Zema) disse que com a obra serão gerados mais de 6,5 mil empregos. “Com esse programa de privatização das rodovias, também damos mais um passo para a competitividade da região”.


Voz da LD Celulose

Conforme a LD, as obras de terraplanagem vão começar em agosto.


Já a conclusão para término da planta está prevista para 2022.


Durante a construção serão necessárias mais de 6,5 mil contratações. E na operação final, mais de 1 mil empregos diretos.


A Fábrica

A nova fábrica vai produzir, no máximo, 450 mil toneladas de celulose solúvel ao ano. O processo ainda soma 77 Megawatts de energia renovável da biomassa da madeira.


A celulose vai ser exportada para a Ásia.


Com questão à área florestal usada, ela é uma parte importante e fica por conta da Duratex. Mas, na joint venture, a Lenzing é que tem maior participação, de 51%.


Fonte: Diário do Comércio