Instituto CENIBRA firma parceria com pescadores

O Instituto CENIBRA assinou contrato de parceria com a Associação dos Pescadores e Amigos do Rio Doce e município de Periquito, para patrocínio ao Projeto Piscicultura Social. O Projeto promove inclusão socioprodutiva no rio Corrente Grande, lago da UHE Baguari. A finalidade é a transferência de tecnologia, assistência técnica e orientações gerenciais aos pescadores do rio Doce para que se tornem piscicultores e abandonem a pesca predatória.




06/12/2018 - O Instituto CENIBRA assinou contrato de parceria com a Associação dos Pescadores e Amigos do Rio Doce - APARD e município de Periquito, para patrocínio ao Projeto Piscicultura Social.


O Projeto promove inclusão socioprodutiva no rio Corrente Grande, lago da UHE Baguari. A finalidade é a transferência de tecnologia, assistência técnica e orientações gerenciais aos pescadores do rio Doce para que se tornem piscicultores e abandonem a pesca predatória. Com o apoio do Instituto, será possível melhorar as condições de trabalho, infraestrutura e potencializar a geração de renda das pessoas envolvidas no projeto.


A piscicultura é uma exploração que permite a obtenção de renda significativa com a utilização de pequenas áreas da propriedade, possibilita o envolvimento de outros membros da família, principalmente mulheres e jovens e a rentabilidade depende do nível tecnológico adotado e a performance de escoamento do produto no mercado. Nos últimos anos, o Brasil registrou um crescimento da atividade em 10%, o que resultou em um faturamento de R$ 4,5 bilhões. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o consumo per capita de pescados no Brasil chegará a 12,7 quilos em 2025, número aproximadamente 30 % maior que a média de 9,6 quilos consumidos anualmente.


“Esta iniciativa potencializa a diversificação da atividade econômica na região. A parceria reforça o nosso olhar social, que busca integrar as comunidades e valorizar a identidade regional de forma sustentável”, avalia Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, também responsável pelo Instituto CENIBRA.


Fonte: Coordenação de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais - CENIBRA